

Nessa matéria, faremos o Top 5 carros clássicos franceses que teríamos em nossa garagem!
Nesse novo quadro, nós vamos escolher o top 5 carros clássicos franceses cada um, em vários episódios diferentes, cada um com seu tema, regra e origem.
Sempre com carros até o ano 2000!
Hoje é a vez dos franceses.
TOP 5 CARROS CLÁSSICOS FRANCESES
Escolha número 5
BUGATTI TYPE 1957
Um dos clássicos mais caros da história da indústria automobilística francesa, é uma linha de carros clássicos fabricados pela Bugatti na década de 1930.

O Bugatti Type 57 e variantes posteriores teve seu design inteiramente novo criado por Jean Bugatti , filho do fundador Ettore. Os Type 57s foram construídos de 1934 a 1940, apenas 710 unidades foram produzidas.
Possuía um gigante motor de 8 cilindros em linha.
RENAULT ALPINE A110
O Alpine A110 também conhecido como “Berlinette foi apresentado no Salão de Paris de 1962.

Produzido pela fabricante francesa Alpine de 1961 até 1977, foi equipado com vários motores Renault e outras peças. Oferecido inicialmente como “berlinetta” e em seguida carroceria conversível.
Entre 1967 e 1976, esse modelo dominou as competições francesas e teve conquistas importantes, como o título de construtores do Mundial de Rali em 1973. Também foi vitorioso em provas icônicas como o Rali de Monte Carlo.
Atualmente, a Alpine é uma submarca da Renault que renasceu em 2017, com o lançamento da versão modernizada do Alpine A110.
Interlagos, o Alpine brasileiro
Primeiro esportivo nacional de série feito de fibra de vidro, o Willys Interlagos era a versão brasileira do Alpine A108, base do A110.
Ele surgiu no fim de 1961 e teve versões cabriolet, cupê e berlineta. Durou seis anos, depois de só 822 carros produzidos.

Escolha número 4 – Top 5 carros clássicos franceses.
CITROËN DS BREAK 55 A 75
Apesar do seu design ter sido elaborado por um Italiano, esse automóvel foi muito popular, produzido em larga escala e por duas décadas, pela montadora francesa.

Com pioneiras tecnologias, ele revolucionou a indústria automobilística da França. Preferido por mim, na versão perua, com vários tipos de carroceria e versões ele é popularmente conhecido como BOCA-DE-SAPO.
TALBOT LAGO T150 CSS
Esta carroceria excepcionalmente bela é conhecida como ‘goutte d’eau’ em francês, traduzido ‘lágrima’, foi criada pelos designers franceses Figoni & Falaschi, conhecidos na época por seus designs de carroçarias extravagantes, mas elegantes.

Foi um dos poucos automóveis selecionados que redefiniu o estilo automotivo e ganhou corridas de alto nível.
O veículo foi apresentado em 1936, e apenas 11 unidades foram produzidas.
Eram equipados com motor 6 cilindros, e não apresentava bordas reta, apenas arredondadas.

Acima, 1938 Talbot-Lago T150-C SS Teardrop Coupé 90112 – vendido por € 3.136.000.
Vencedor do prêmio triplo em Pebble Beach em 2009 e Best of Show em Meadow Brook em 2010. Um de apenas 11 exemplos com carroçarias Figoni da segunda série “New York”. Teto solar de fábrica rara. Sofisticado chassis de corrida, curta distância entre eixos T150-C SS Talbot-Lago.
Escolha número 3
ALPINE A110
Também conhecido como “Berlinette”, foi um carro esporte produzido pela fabricante francesa Alpine de 1961 até 1977.
O A110 foi equipado com vários motores Renault.

Inspirado no Lotus Elan, sua leve carroceria em fibra de vidro e o motor de 1.6 litros e 4 cilindros entregavam uma receita vencedora para os campeonatos de rally.
CITROEN DS

O Citroën DS, conhecido popularmente em Portugal por boca-de-sapo, foi um automóvel fabricado e comercializado pela Citroën de 1955 a 1975.
O carro foi desenhado pelo escultor italiano e designer industrial Flaminio Bertoni e pelo engenheiro aeronáutico francês André Lefèbvre.
O DS ficou conhecido por sua carroceria aerodinâmica de design futurístico e pela tecnologia inovadora, que incluía uma suspensão hidropneumática.
Apresentou várias soluções raras na época, que hoje tornaram-se corriqueiras, como direção hidráulica, freios a disco dianteiros e partes da carroceria de materiais alternativos, como alumínio no capô e fibra de vidro no teto. Mas o grande destaque era a suspensão hidropneumática, que dispensava o conjunto mola-amortecedor.
Entre 1955 e 1975 foram produzidas 1.456.115 unidades do Citroën DS

Escolha número 2
PEUGEOT 205 GTI
Esse hatchback inseriu a marca no mercado dos compactos esportivos e já foi considerado um dos melhores hot hatch da história. O 205 GTi foi produzido entre os anos de 1983 e 1998.

Foi lançado em 24 de fevereiro de 1983 e foi lançado com volante à direita para o mercado do Reino Unido em setembro daquele ano. Possui carroceria conversível e fechada, de 2 ou 4 portas.
Apesar do seu motor 4 cilindros, com menos de 1.000 toneladas e entre-eixo curto, o conjunto entregava uma excelente dinâmica.
DELAHAYE 135 MS CABRIO
Exibido pela primeira vez no Salão do Automóvel de Paris em 1935, o 135 era uma versão mais baixa

O modelo Delahaye 135, proposto como carro de luxo numa variedade de configurações, e também em carro de corrida. Durante o mesmo período, a Delahaye ficou famosa pelo design ousados, com perfis muito aerodinâmicos, em forma de lágrima, resultantes da criatividade dos fabricantes de carrocerias, como a Figoni et Falaschi e a Saoutchik.
Sempre mandando bem nas pistas com o modelo Delahaye 135, proposto como carro de luxo numa variedade de configurações, e também preparado para corrida, participando do Rali de Monte Carlo em 1937 e as 24 Horas de Le Mans em 1938.
Escolha número 1 – Top 5 carros clássicos franceses.
RENAULT 5 TURBO
Eleito no topo da lista, foi concebido como um carro de rally e ganhou sua versão em 1980.

Baseado na carroceria do hatch,compacto e econômico Renault 5, o 5 Turbo foi extremamente modificado com o banco traseiro retirado, para dar lugar a mecânica de 4 cilindros, sobrealimentada e posicionada a frente do eixo traseiro. toda carroceria teve de ser alargada e a bitola aumentada para comportar tal modificação.
Sem dúvidas, uma obra de arte da engenharia francesa levou a marca a ser vitoriosa em vários campeonatos.
BUGATTI EB110
se chamaria EB 110 (em homanagem aos 110 anos de idade de Ettore Bugatti completaria se vivo, no ano do lançamento do carro),

o EB110 — que já tinha a mesma pretensão de ser o supercarro mais rápido do planeta quando foi lançado, em 1991.
o V12 de 3,5 litros e 60 válvulas do EB110 já era sobrealimentado por quatro turbocompressores e tinha velocidade máxima impressionante.
Na primeira versão, EB110 GT, o motor entregava 560 cv a 8.000 rpm, suficientes para chegar aos 100 km/h em 4,2 segundos com máxima de 336 km/h — o que fez dele o carro mais rápido do mundo em 1991. Foram fabricadas por volta de 95 unidades do EB110 GT.
Na SS, a mais rara, o motor entregava 612 cv a 8.250 rpm, sendo capaz de levar o esportivo aos 100 km/h em 3,2 segundos com máxima de 348 km/h
O interior é um dos mais bem acabados entre os supercarros da década de 1990.
Conheça nosso TOP 5 CARROS CLÁSSICOS NACIONAIS!!