

A história do Big block e do Small block
O termo e as diferenças “big e small block” são devidamente associado à Chevrolet. Tudo começou nos anos 50, quando a marca introduziu um motor de pequeno alcance. O motor era de 265 polegadas cúbicas que saiu em 1955.
A Chevrolet continuou produzindo os motores de pequenos blocos até 1970. A empresa introduziu o motor com 262 polegadas cúbicas e levou-o para 265, 267, 283, 302, 305, 307, 327, 350 e 400. Era os motores V8 da Chevrolet.
Os motores big block foram projetados para acomodar caminhões. Em 1958 a Chevrolet introduziu esses motores para veículos maiores. Trouxe então deslocamentos como 348, 366, 396, 402, 409, 427, 454, 502 e 572 polegadas cúbicas.
Mais tarde, a Ford adotou a revolução e também fabricou vários motores Big e Small Block. A Ford não começou a fabricar motores V8 de bloco pequeno até 1961. O primeiro foi introduzido no Fairlane, mas esse motor acabou se tornando a base não apenas do Windsor, mas também do motor HiPo usado por Shelby no primeiro GT350.
Depois da Chevrolet e Ford, a Chrysler também se tornou parte e iniciou a revolução dos motores de grandes e pequenos blocos.
O que são motores Big e Small Block?
Bloco grande e bloco pequeno são descrições de motores V8, também chamados de motores de válvulas suspensas.
Embora os motores de bloco grande sejam significativamente maiores do que bloco pequeno, a verdadeira diferença entre esses dois é mais sobre deslocamento, diâmetro e curso do que tamanho estritamente.
Em essência, a diferença entre um mecanismo do big block e um mecanismo small block depende dos engenheiros que os projetaram.
Normalmente, os motores de bloco grande tem deslocamentos superiores a 400 polegadas cúbicas. Já os motores de bloco pequeno têm um deslocamento menor. Mas não toda regra tem sua exceção. Como por exemplo o motor motor Chevrolet 396, possui um deslocamento abaixo de 400 polegadas cúbicas (equivale a 6,6L) , e é considerado um “Big block” devido à sua arquitetura.
Ao falar sobre carros mais antigos, é comum usar polegadas cúbicas para medir o volume. Era assim como mediam na época, e nem sempre é convertido ordenadamente em litros.
Além disso, muitos modelos de carros realmente usavam seu deslocamento como parte de seu nome, como o Boss 429, um grande motor de bloco v8 debaixo do capô com deslocamento de 429 polegadas cúbicas.

Entendendo os motores de bloco
Small Block, ou bloco pequeno
O motor de bloco pequeno como o conhecemos, foi introduzido em meados dos anos 50 pela Chevrolet. O primeiro era um motor de 265 polegadas cúbicas popularmente chamado de “Turbo-Fire” e foi oferecido para Bel Airs e Corvettes. A mudança para o V8 de bloco pequeno melhorou o tempo de 0 a 100 km/ h do Corvette em 1,5 segundos.
Os motores clássicos de pequenos blocos são freqüentemente usados na restauração de veículos clássicos porque seu tamanho pequeno permite que eles se encaixem em uma ampla variedade de compartimentos de motores.

Big block, ou bloco grande
Os motores big block estrearam após os small block.
No final da década de 1950, a Chevrolet decidiu que precisava de um motor mais potente do que os seus da época eram capazes de ser. O bloco grande foi usado em caminhões e automóveis de passageiros, veículos que precisavam de muita energia.
O primeiro big block da Chevrolet foi introduzido em 1958 e referido como a série “W”. A GM fabricou o último dos grandes motores de bloco L18 em dezembro de 2009.
Os blocos grandes são mais quadrados e geralmente têm cilindros mais afastados um do outro. Embora os dois estilos de mecanismo sejam em forma de V, em um motor de big block, esse V se parece mais com um “Y” do que com o espaço adicional necessário.

As principais diferenças
O primeiro e óbvio ponto é que os motores de big block são relativamente maiores e mais pesados em tamanho do que os small block.
O deslocamento em um pequeno bloco e um grande bloco pode ser o mesmo, e obviamente há uma sobreposição significativa. Os recursos que determinam se um motor é visto como um bloco grande ou pequeno estão relacionados às proporções físicas. Os motores que estão na mesma “família” e usam as mesmas peças, e ao formato e posicionamento das válvulas.
Motores de bloco grande têm um diâmetro significativamente maior do pistão do que os de bloco pequeno, o que permite um curso mais longo.
Os motores de bloco grande incluem redes de 2 e 4 parafusos, enquanto os pequenos incluem apenas redes de 2 parafusos.
Portanto, em todos os aspectos, os motores de blocos maiores parecem mais amplos, maiores e mais pesados que os motores de bloco pequeno. Essa se torna a identidade suprema que diferencia os dois blocos.
Big Block x Small Block: qual é o melhor?
Bem, nenhum mecanismo é melhor ou pior que o outro. São as expectativas do proprietário do carro que determinam se o motor de bloco grande ou de bloco pequeno deve ser utilizado. Como o bloco pequeno pesa menos, ele oferece melhor manuseio e aceleração.
O motor de bloco grande pesa mais, mas, ao fornecer mais torque que o pequeno, supera a desvantagem de ser mais volumoso.
Portanto, depende do proprietário do carro, o tipo de desempenho que ele deseja, o esporte ou a vida na cidade. Os custos também desempenham um papel importante aqui, pois os veículos com motores big block são mais caros devido ao desempenho aprimorado ou à capacidade geral de curso, além de consumirem mais combustível.
Para mais detalhes técnicos, clique aqui.
Conheça a história e evolução da roda automotiva no site GTzero.
Conheça a história do Porsche 356.