Diferenças entre Big block e Small block

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A história do Big block e do Small block

O termo e as diferenças “big e small block” são devidamente associado à Chevrolet. Tudo começou nos anos 50, quando a marca introduziu um motor de pequeno alcance. O motor era de 265 polegadas cúbicas que saiu em 1955.

A Chevrolet continuou produzindo os motores de pequenos blocos até 1970. A empresa introduziu o motor com 262 polegadas cúbicas e levou-o para 265, 267, 283, 302, 305, 307, 327, 350 e 400. Era os motores V8 da Chevrolet.

Os motores big block foram projetados para acomodar caminhões. Em 1958 a Chevrolet introduziu esses motores para veículos maiores. Trouxe então deslocamentos como 348, 366, 396, 402, 409, 427, 454, 502 e 572 polegadas cúbicas.

Mais tarde, a Ford adotou a revolução e também fabricou vários motores Big e Small Block. A Ford não começou a fabricar motores V8 de bloco pequeno até 1961. O primeiro foi introduzido no Fairlane, mas esse motor acabou se tornando a base não apenas do Windsor, mas também do motor HiPo usado por Shelby no primeiro GT350.

Depois da Chevrolet e Ford, a Chrysler também se tornou parte e iniciou a revolução dos motores de grandes e pequenos blocos.

O que são motores Big e Small Block?

Bloco grande e bloco pequeno são descrições de motores V8, também chamados de motores de válvulas suspensas.

Embora os motores de bloco grande sejam significativamente maiores do que bloco pequeno, a verdadeira diferença entre esses dois é mais sobre deslocamento, diâmetro e curso do que tamanho estritamente.

Em essência, a diferença entre um mecanismo do big block e um mecanismo small block depende dos engenheiros que os projetaram.

Normalmente, os motores de bloco grande tem deslocamentos superiores a 400 polegadas cúbicas. Já os motores de bloco pequeno têm um deslocamento menor. Mas não toda regra tem sua exceção. Como por exemplo o motor motor Chevrolet 396, possui um deslocamento abaixo de 400 polegadas cúbicas (equivale a 6,6L) , e é considerado um “Big block” devido à sua arquitetura.

Ao falar sobre carros mais antigos, é comum usar polegadas cúbicas para medir o volume. Era assim como mediam na época, e nem sempre é convertido ordenadamente em litros.

Além disso, muitos modelos de carros realmente usavam seu deslocamento como parte de seu nome, como o Boss 429, um grande motor de bloco v8 debaixo do capô com deslocamento de 429 polegadas cúbicas.

Big block e small block
Mustang Boss 429

Entendendo os motores de bloco

Small Block, ou bloco pequeno

O motor de bloco pequeno como o conhecemos, foi introduzido em meados dos anos 50 pela Chevrolet. O primeiro era um motor de 265 polegadas cúbicas popularmente chamado de “Turbo-Fire” e foi oferecido para Bel Airs e Corvettes. A mudança para o V8 de bloco pequeno melhorou o tempo de 0 a 100 km/ h do Corvette em 1,5 segundos.

Os motores clássicos de pequenos blocos são freqüentemente usados ​​na restauração de veículos clássicos porque seu tamanho pequeno permite que eles se encaixem em uma ampla variedade de compartimentos de motores.

Big block e Small Block
Motor Small Block 350 Chevrolet

Big block, ou bloco grande

Os motores big block estrearam após os small block.

No final da década de 1950, a Chevrolet decidiu que precisava de um motor mais potente do que os seus da época eram capazes de ser. O bloco grande foi usado em caminhões e automóveis de passageiros, veículos que precisavam de muita energia.

O primeiro big block da Chevrolet foi introduzido em 1958 e referido como a série “W”. A GM fabricou o último dos grandes motores de bloco L18 em dezembro de 2009.

Os blocos grandes são mais quadrados e geralmente têm cilindros mais afastados um do outro. Embora os dois estilos de mecanismo sejam em forma de V, em um motor de big block, esse V se parece mais com um “Y” do que com o espaço adicional necessário.

Big block e Small Block
Motor Big Block 427 Chevrolet

As principais diferenças

O primeiro e óbvio ponto é que os motores de big block são relativamente maiores e mais pesados em tamanho do que os small block.

O deslocamento em um pequeno bloco e um grande bloco pode ser o mesmo, e obviamente há uma sobreposição significativa. Os recursos que determinam se um motor é visto como um bloco grande ou pequeno estão relacionados às proporções físicas. Os motores que estão na mesma “família” e usam as mesmas peças, e ao formato e posicionamento das válvulas.

Motores de bloco grande têm um diâmetro significativamente maior do pistão do que os de bloco pequeno, o que permite um curso mais longo.

Os motores de bloco grande incluem redes de 2 e 4 parafusos, enquanto os pequenos incluem apenas redes de 2 parafusos.

Portanto, em todos os aspectos, os motores de blocos maiores parecem mais amplos, maiores e mais pesados ​​que os motores de bloco pequeno. Essa se torna a identidade suprema que diferencia os dois blocos. 

Big Block x Small Block: qual é o melhor?

Bem, nenhum mecanismo é melhor ou pior que o outro. São as expectativas do proprietário do carro que determinam se o motor de bloco grande ou de bloco pequeno deve ser utilizado. Como o bloco pequeno pesa menos, ele oferece melhor manuseio e aceleração.

O motor de bloco grande pesa mais, mas, ao fornecer mais torque que o pequeno, supera a desvantagem de ser mais volumoso. 

Portanto, depende do proprietário do carro, o tipo de desempenho que ele deseja, o esporte ou a vida na cidade. Os custos também desempenham um papel importante aqui, pois os veículos com motores big block são mais caros devido ao desempenho aprimorado ou à capacidade geral de curso, além de consumirem mais combustível.

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